segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aprenda a calcular o valor do 13º


Muita gente tem dúvidas sobre direitos trabalhistas como cálculo do 13º salário,faltas justificadas entre outras.Neste tópico veremos alguns itens relacionados.

Gratificação de Natal ou Décimo Terceiro.

O empregador deverá pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário (metade da remuneração)aos seus empregados,entre fevereiro e 30 de novembro de cada ano e a segunda parcela até dia 20 de dezembro,tomando-se por base a remuneração devida nesse mês .Não há obrigação de pagamento da primeira parcela para todos os empregados ao mesmo tempo.Os empregados desde que solicitem no mês de janeiro do correspondente ano,poderão receber o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro com o pagamento de férias .

Valor do décimo terceiro salário

O cálculo é feito da seguinte maneira:divide-se o salário de dezembro por 12,e multiplica-se este resultado pelo número de meses que o empregado trabalhou no ano.Nesse cálculo ,considera-se também como mês integral parcela igual ou superior a quinze dias .

Faltas justificadas ao serviço

Considera-se como falta ao serviço o não comparecimento do empregado ao local de trabalho.As faltas podem ser justificadas perante o empregador.No caso de a justificativa não ser aceita,ensejará o desconto do salário do dia de ausência e a perda da remuneração do repouso semanal.

São justificadas as seguintes ausências ,sem prejuízo do saláriode acordo com os seguintes dispositivos da CLT.

I-Até dois dias consecutivos,em caso de falecimento de cônjuge,ascendente,decendente,irmão ou pessoa que declarada em sua CTPS,viva sob sua dependência econômica;

II-Até três dias consecutivos em virtude  de casamento;

III-Por cinco dias,em caso de nascimento do filho,no decorrer da primeira semana;

IV-Por um dia,em cada doze meses de trabalho,em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário